GUINCHOS dicas
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GUINCHOS dicas
O primeiro passo é adquirir o equipamento correto ou mais indicado para o seu veículo. Os tipos de guinchos existentes no mercado são:
GUINCHO ELÉTRICO
VANTAGENS DO GUINCHO ELÉTRICO:
Preço baixo, facilidade de operação, funciona com o motor desligado, controle remoto com ou sem fio, permitindo ficar longe da linha de arrebentamento do cabo, bem como manusear de dentro do veículo.
DESVANTAGENS DO GUINCHO ELÉTRICO:
Pouco tempo de uso com o motor desligado, exige alteração do alternador em alguns veículos, cabos especiais para funcionar corretamente, bateria mais pesada e de preferência duas. Não pode ser usado em jornadas longas (guinchando o dia inteiro) mesmo com o motor ligado, exigindo paradas a cada 5 ou 10 minutos para que possa esfriar. Alguns equipamentos possuem um relê que desliga quando muito quente.
GUINCHO MECÂNICO
VANTAGENS DO GUINCHO MECÂNICO:
Enquanto o motor do veículo funcionar pode ser usado sem interrupção o dia inteiro. A velocidade do cabo pode ser controlada pela caixa de câmbio, sua capacidade de tração é variável dependendo da marcha engatada. E alguns modelos possuem alavanca manual para uso em emergência.
DESVANTAGENS DO GUINCHO MECÂNICO:
Não funciona com o motor desligado. Exige a instalação de uma tomada de força na caixa da transferência e espaço para a passagem do eixo cardã entre a tomada de força e o guincho e nem todos os veículos possuem essa possibilidade de adaptação. Montagem cara, especializada, e complicada. Precisa ser operado de dentro do veículo, usando acelerador e embreagem e ter conhecimento na operação e sensibilidade, para evitar quebra do guincho, bem como da transmissão e embreagem do veículo.
GUINCHO HIDRÁULICO
VANTAGENS DO GUINCHO HIDRÁULICO:
Grande potência em pequeno pacote, funciona enquanto o motor do carro funcionar pode ser utilizado o dia inteiro. Montagem simplificada em relação aos mecânicos por não possuir eixo cardã. Usa mangueiras flexíveis e controle remoto. Não exige sistema elétrico reforçado.
DESVANTAGENS DO GUINCHO HIDRÁULICO:
Não funciona com o motor desligado. Exige a existência de direção hidráulica ou a instalação de uma bomba hidráulica, mas é aconselhável bomba extra. O peso do equipamento é bem superior aos demais e exige uma manutenção maior. Muito utilizado em veículos grandes e raramente visto em veículos de menor porte. Valor alto.
GUINCHOS MANUAIS, TIFFOR, Hi-Lift
São utilizados em casos específicos quando não se tem outro guincho ou para puxar o veículo lateralmente, para trás ou em caso de capotamento para desvirá-lo. Vale salientar que este tipo de equipamento exige um grande esforço físico por parte da pessoa que vai operar.
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GUINCHO ELÉTRICO
VANTAGENS DO GUINCHO ELÉTRICO:
Preço baixo, facilidade de operação, funciona com o motor desligado, controle remoto com ou sem fio, permitindo ficar longe da linha de arrebentamento do cabo, bem como manusear de dentro do veículo.
DESVANTAGENS DO GUINCHO ELÉTRICO:
Pouco tempo de uso com o motor desligado, exige alteração do alternador em alguns veículos, cabos especiais para funcionar corretamente, bateria mais pesada e de preferência duas. Não pode ser usado em jornadas longas (guinchando o dia inteiro) mesmo com o motor ligado, exigindo paradas a cada 5 ou 10 minutos para que possa esfriar. Alguns equipamentos possuem um relê que desliga quando muito quente.
GUINCHO MECÂNICO
VANTAGENS DO GUINCHO MECÂNICO:
Enquanto o motor do veículo funcionar pode ser usado sem interrupção o dia inteiro. A velocidade do cabo pode ser controlada pela caixa de câmbio, sua capacidade de tração é variável dependendo da marcha engatada. E alguns modelos possuem alavanca manual para uso em emergência.
DESVANTAGENS DO GUINCHO MECÂNICO:
Não funciona com o motor desligado. Exige a instalação de uma tomada de força na caixa da transferência e espaço para a passagem do eixo cardã entre a tomada de força e o guincho e nem todos os veículos possuem essa possibilidade de adaptação. Montagem cara, especializada, e complicada. Precisa ser operado de dentro do veículo, usando acelerador e embreagem e ter conhecimento na operação e sensibilidade, para evitar quebra do guincho, bem como da transmissão e embreagem do veículo.
GUINCHO HIDRÁULICO
VANTAGENS DO GUINCHO HIDRÁULICO:
Grande potência em pequeno pacote, funciona enquanto o motor do carro funcionar pode ser utilizado o dia inteiro. Montagem simplificada em relação aos mecânicos por não possuir eixo cardã. Usa mangueiras flexíveis e controle remoto. Não exige sistema elétrico reforçado.
DESVANTAGENS DO GUINCHO HIDRÁULICO:
Não funciona com o motor desligado. Exige a existência de direção hidráulica ou a instalação de uma bomba hidráulica, mas é aconselhável bomba extra. O peso do equipamento é bem superior aos demais e exige uma manutenção maior. Muito utilizado em veículos grandes e raramente visto em veículos de menor porte. Valor alto.
GUINCHOS MANUAIS, TIFFOR, Hi-Lift
São utilizados em casos específicos quando não se tem outro guincho ou para puxar o veículo lateralmente, para trás ou em caso de capotamento para desvirá-lo. Vale salientar que este tipo de equipamento exige um grande esforço físico por parte da pessoa que vai operar.
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